Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2432
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Demandas sobre a avaliação do desempenho docente nos países Ibero-americanos
Autor(es)/Inventor(es): Rosa, Thaís de Souza Dias da
Orientador: Dias, Rosanne Evangelista
Resumo: A avaliação do desempenho docente vem orientando políticas que buscam não somente avaliar, mas também certificar e significar o currículo de formação inicial e continuada do magistério, com o foco nos resultados obtidos pelos professores nas atividades de educação. A partir da leitura dos textos políticos: Miradas sobre la educación en Iberoamerica (2011), Miradas sobre la educación en Iberoamerica: Desarrollo profesional docente y mejora de la educación (2013), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Antecedentes y Criterios para la Elaboración de Políticas Docentes en América Latina y el Caribe (2012), da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), destacamos para análise , as demandas em defesa da avaliação do desempenho docente. A partir destas, procuramos identificar as expectativas das políticas e os sentidos por elas produzidos para a avaliação do desempenho docente na região Ibero-americana. Esta monografia é orientada pela abordagem teórico-metodológica da Teoria do Discurso (LACLAU, MOUFFE), sendo derivada da pesquisa “Discursos das políticas curriculares para formação de professores na região Ibero-americana” (2013-2016). Nos textos políticos analisados, focalizamos dois aspectos indicados como fundamentais nas demandas dos países da região para a avaliação do desempenho docente: a capacitação e certificação da formação docente inicial e continuada pelo advento das avaliações de larga escala (classificatórias e de caráter formativo) e o entendimento dos processos avaliativos como garantidores de melhorias na qualidade dos sistemas educativos, buscando associar os resultados dos desempenhos discente ao docente. Nos textos políticos dos organismos internacionais analisados, pudemos observar que os processos de avaliação do desempenho docente são discursivamente construídos em nome do alcance da qualidade de ensino dos sistemas educativos. Entre as conclusões deste trabalho, destacamos a produção de demandas que buscam correspondência entre a melhoria da formação inicial e continuada dos docentes, pelo advento das avaliações de desempenho e a sua relação com o desempenho de qualidade da educação básica.
Palavras-chave: Professores
Avaliação
Desempenho do professor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Departamento: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROSA, Thais Souza Dias. Demandas sobre a avaliação do desempenho docente nos países Ibero-americanos. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/2432
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TDRosa.pdf780,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.